segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ENDO MARKETING



Esta técnica de comunicação, é trabalhada dentro das organizações, seja uma empresa privada, ou um serviço público. Tem como principal orientação o cliente interno, criar factores motivacionais e visa junto destes, a melhoria de processos de trabalho com o intuito a aumentar e qualificar os factores produtivos e desta forma rentabilizar a mão-de-obra existente dentro da organização, tornando cada vez mais eficazes. São utilizados meios como programa de ideias, sistemas de avaliação, etc.
Como refere o autor Luís Carlos Carvalho da Silva "A energia é o vigor que é alimentado por um intenso compromisso pessoal. A energia é o que estimula o indivíduo a dar um passo extra quando precisa enfrentar uma carga de trabalho pesada e cumprir prazos apertados."

Um tema muito falado nos últimos tempos tem sido a questão da avaliação do pessoal docente nos estabelecimentos de ensino. Um sistema de avaliação que inicialmente visava a melhoria e por sua vez, a aplicação destes métodos para que junto do cliente final se repercutisse em melhores resultados. Este modelo pensado inicialmente traria melhores resultados, e premiar os melhores.

Este método de avaliação não trouxa os resultados pretendidos entre os criadores do processo (gestores) e os professores (clientes internos).

As vantagens com esta técnica, prendem-se com os resultados que se podem obter com esta aplicaçao. De uma forma criativa e enriquecedora, é possivel motivar os clientes internos, e tirar excelentes proveitos, como por exemplo um programa de ideias e gerar um género de focus group.

Relativamente às desvantagens, poderá existir um problema na percepção da mensagem transmitida, gerando assim um efeito contrario ao pretendido inicialmente e acabar por desmotivar os clientes.

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